21 de junho de 2019

Missão Salesiana de Mato Grosso faz 125 anos

Há exatos 125 anos, no dia 18 de junho de 1894, a Missão Salesiana de Mato Grosso chegava em nosso estado, com a missão de educar e evangelizar a juventude e os povos indígenas. Sangue foi derramado, prédios foram erguidos e conquistas realizadas, o que torna os discípulos de São João Bosco, importantes na educação e evangelização de jovens e cidadãos que mais carecem de apoio.

A força maior da presença salesiana na região central do Brasil, fica evidente no trabalho missionário nas escolas e no ensino superior através de faculdades e centos universitários. Em Cuiabá e Campo Grande, por exemplo, os colégios salesianos se confundem com a história das cidades que cresceram ao seu redor. Hoje esses colégios representam a tradição e a referência na qualidade de ensino.

Nem todos sabem, mas a 1ª Paróquia Salesiana do Brasil fica localizada próximo ao rio Cuiabá, onde chegaram de barco os missionários, hoje na avenida XV de Novembro, a paróquia São Gonçalo do Porto. Também em Cuiabá, encontra-se o Colégio Salesiano São Gonçalo, responsável pela educação de jovens e crianças.

São inúmeras conquistas e serviços prestados ao longo de todas essas décadas, começando pelos missionários vindos do Uruguai, que instalaram em outros municípios como Poxoréu e Cáceres, centros juvenis e casas de apoio, com objetivo de favorecer o bom convívio social da juventude, que sofria muito com falta de zelo e oportunidades.

Com a criação do Estado de Mato Grosso do Sul e as presenças no Oeste do Estado de São Paulo, os salesianos formam a MSMT- Missão Salesiana de Mato Grosso, sendo fiéis às origens e aos desafios do mundo juvenil do século XXI.

É um orgulho imenso para nós, participantes da instituição salesiana, olhar para o passado e ver tamanho legado que já está na história de muitos mato-grossenses, que participaram dos nossos ensinamentos, seja nas escolas ou também nas igrejas constituídas. Continuaremos nessa missão evangelizadora, focando na melhoria de vida dos jovens e crianças que são o futuro do nosso Brasil.

Os salesianos agradecem de coração a acolhida recebida ao longo deste tempo e se prontifica a continuar auxiliando Mato Grosso e nossa gente no que for necessário, no trabalho social e educativo, que já é nossa marca registrada. Vida longa aos salesianos, parabéns pelos 125 anos da missão em Mato Grosso.

*PADRE PAULO VENDRAME é diretor do Colégio Salesiano São Gonçalo e atende as Pastorais no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.