20 de janeiro de 2022

Volta às aulas 2022 – Prepare-se para o novo ano letivo!

Após um período conturbado causado pela disseminação mundial do vírus SARS-CoV-2, responsável pela Covid-19, alunos, pais e profissionais da educação organizam-se para um novo começo. Com todos os empecilhos enfrentados ao longo de quase dois anos, a expectativa é grande para a volta às aulas em 2022. 

Em meados de março de 2020, com o anúncio da pandemia, escolas públicas e privadas do Brasil todo se viram diante de um grande desafio: como garantir o ensino com os estudantes isolados em casa? 

Coube aos professores a missão de criarem estratégias para continuar ministrando as aulas. A alternativa encontrada foi explorar os recursos tecnológicos para levar o conhecimento até os alunos. Poder contar com tais ferramentas ajudou, mas não foi fácil. 

O ensino remoto exigiu muito jogo de cintura e paciência. Isso porque nem sempre a câmera do computador ou celular oferecia a melhor imagem. O aplicativo de teleconferência dependia de uma boa conexão wi-fi para que a informação chegasse sem travamentos.

E o microfone? Quantas vezes alguém o esqueceu ligado, causando ruídos indesejados durante a explanação de um assunto? E não para por aí. Além das dificuldades técnicas, os esforços eram grandes para manter crianças e adolescentes motivados e focados diante de uma tela.

Com tantos obstáculos, o desgaste dos envolvidos – alunos, professores e pais – foi inevitável. Assim, aumentou a ansiedade pela contenção do vírus e o retorno das aulas presenciais, ação que já teve início – de forma gradual – em 2021, respeitando os protocolos de segurança. 

Agora, o que se pode esperar do ano letivo de 2022?

Como serão as aulas em 2022?

Os governos estaduais já anunciaram o retorno das aulas no mês de fevereiro de 2022. Em São Paulo, por exemplo, definiu-se a volta às aulas no dia 2 e o término em 23 de dezembro. A previsão é de que os recessos ocorram nos meses de abril e outubro enquanto as férias aconteçam em julho e janeiro. O calendário é válido para as 5.400 escolas da rede que atendem cerca de 3,5 milhões de alunos.

Ainda no segundo semestre de 2021, iniciou-se a retomada das aulas presenciais. A princípio, apostou-se no revezamento e o distanciamento mínimo de 1 metro. Todavia, com o avanço da vacinação no país, houve a anulação das medidas, mantendo apenas o uso obrigatório de máscaras. 

Sobre o próximo ano, as escolas preparam-se para amenizar os impactos da pandemia sobre o ensino: será necessário resgatar os alunos que se afastaram desmotivados pelo formato online e recuperar o nível de aprendizado. 

De acordo com a pesquisa “Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil”, realizada por meio do Sistema Educacenso, em 2020, apenas 53% das escolas públicas conseguiram cumprir o calendário original de aulas. No caso das instituições particulares, a porcentagem foi de 70%.

Sobre a absorção do conhecimento, conforme estudo divulgado pelo estado de São Paulo, em 2019, a nota média dos alunos do 5º ano do ensino fundamental em língua portuguesa no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) era de 223 pontos. Agora, é de 194, equiparando-se à média de 2011. 

Em matemática, somava-se cerca de 243 pontos. Contudo, a pesquisa mostrou que esse número reduziu para 196, resultado de mais de 10 anos atrás. Já no 3º ano do ensino médio, houve uma queda de 11 pontos em português e 18 em matemática. Tem-se, então, o grande desafio de reverter esse retrocesso.

Aula presencial em 2022

Ainda conforme o Censo Escolar, levando em consideração instituições públicas e privadas, no ano passado, foram, aproximadamente, 287 dias de suspensão das aulas presenciais em razão da pandemia da Covid-19. Em meados de 2021, porém, o cenário começou a mudar graças a ação efetiva das vacinas. 

Sendo assim, a volta às aulas em 2022 irá ocorrer no formato presencial em diversos estados. Há grande expectativa quanto ao regresso de um número maior de alunos já que, em um primeiro momento, a insegurança fez com que muitos estudantes adiassem o retorno.

As escolas particulares, a título de exemplo, já registram um número maior de matrículas. É um recomeço repleto de esperança. Além de comprometer o aprendizado, o isolamento mexeu com o emocional dos estudantes. Agora é hora de restabelecer o convívio social, estimular a busca por conhecimento e, assim, semear novos sonhos.

Entretanto, vale ressaltar que em alguns estados, por ora, o sistema híbrido será mantido. Entre eles estão Acre, Amapá, Amazonas, Paraíba, Roraima, Rio Grande do Norte e Tocantins. Segundo as autoridades, os dados epidemiológicos ainda serão avaliados para a liberação do retorno de todos os alunos ao mesmo tempo. Enquanto isso, os estudantes alternarão entre o ensino online e presencial.

https://blog.kalunga.com.br/volta-as-aulas-2022-prepare-se-para-o-novo-ano-letivo/