10 de setembro de 2020

Escolas infantis reabrem nesta quinta-feira em Cuiabá

Escolas infantis reabrem nesta quinta-feira com poucos alunos em Cuiabá

Apenas 25% das escolas privados confirmaram que voltarão a receber alunos nesta quinta-feira (10), após quase seis meses fechadas.

As escolas privadas de ensino infantil reabrem as portas a partir desta quinta-feira (10) em Cuiabá com número reduzido de berçários abertos e de alunos com retorno confirmado. 

O setor é um dos que têm autorização para a retomada gradual das atividades, após ficar fechado quase seis meses. 

O Sindicato dos Estabelecimento de Ensino Privado (Sinepe) informou que até esta quarta-feira (9) apenas 20 escolas confirmaram que vão retoma suas atividades, devendo receber 440 alunos.  

Esta é a quantidade de escolas que conseguiram se adequar às novas regras e reposicionar funcionários após cinco meses com as portas fechadas. 

Esses números representam o máximo de um quarto do que estava em funcionamento até a última semana de março, quando foi baixado o primeiro decreto de isolamento social. 

Conforme o Sinepe, cerca de 80 berçários estavam abertos no início do ano. Juntos, eles somavam cerca de 3 mil alunos matriculados.

Com a pandemia, ao menos 15 berçários fecharam as portas em definitivo e demitiram funcionários na Grande Cuiabá. 

Matriculados

As escolas que retornam esta semana terão o máximo de 20 alunos. Esse número é neste momento muito variado entre as instituições, conforme o Sinepe. Algumas vão receber quatro alunos e outros vão receber 15. 

“Ainda não dá para estimar como ficará no restante do ano, acreditamos que após a primeira semana de aulas teremos uma percepção melhor da situação. Mas, o número escolas ligadas ao sindicato que voltarão representam um número bem reduzido”, disse o presidente do Sinepe, professor Gelson Menegatti. 

 O decreto municipal que autoriza o retorno gradual das atividades estabelece que as turmas sejam compostas por no máximo 15 alunos. Ao chegar aos berçários, eles deverão passar por medição de temperatura e deverão ficar em espaço de boa circulação de ar. 

A mesma medida precisa ser adotada pelos funcionários, que terão que manter a distância de 1,5 metro entre os alunos. 

Reinaldo Fernandes - www.olivre.com.br - 9 de setembro de 2020 17:50

https://olivre.com.br/escolas-infantis-reabrem-nesta-quinta-feira-em-cuiaba-com-poucos-alunos