08 de fevereiro de 2021

“Os pais estão acreditando no retorno da rede privada”

Após viver momentos de incerteza, pais e alunos da rede privada de ensino vivem, neste momento, a expectativa do retorno das aulas presenciais por meio do sistema híbrido – metodologia que combina o modelo de aprendizagem virtual com o presencial. Conforme anunciado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), os estabelecimentos poderão adotar a modalidade a partir do dia 1º de março. Até lá, as aulas serão ministradas somente de forma remota.

Pensando nisso, a reportagem entrevistou o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Mato Grosso (Sinepe-MT), Gelson Menegatti, para falar sobre o assunto.

Segundo ele, a educação infantil já estava funcionando desde o mês de setembro de 2020 com 50% de sua capacidade máxima, sendo que os níveis fundamental, médio e superior operavam na modalidade online.

“Os pais estão acreditando no retorno da rede privada de ensino de forma híbrida, principalmente o fundamental, básico e superior que não tinham aulas práticas. A sociedade acredita na escola particular, nesse sentido”, disse ao Notícia Max.

Na Grande Cuiabá os pais estão fazendo suas matriculas e elogiando a rede privada de ensino

Referente ao aumento no número de matrículas após a decisão publicada no decreto nº 8.315, Gelson afirmou que a prioridade das unidades de ensino, agora, consiste em resgatar os estudantes que se desligaram das escolas decorrente da pandemia da Covid-19.

Notícia Max – Atualmente como está funcionando as aulas presenciais na educação infantil?

Gelson Menegatti – Ela vem funcionando com 50% da capacidade de sala de aula desde setembro do ano passado. Então, esse retorno anunciado pelo Prefeitura de Cuiabá não é novidade para nós da rede privada, e sim a continuidade daquilo que a gente já vinha fazendo.

Notícia Max – Para os demais níveis, como ensino fundamental e médio, como tem sido?

Gelson Menegatti – Esses começam de forma híbrida a partir de 1º de março deste ano, ou seja, cada escola poderá por em sala de aula até 50% da capacidade de cada uma delas. Já aquele que não achar seguro poderá ficar em casa e assistir as aulas de forma remota, ou seja, o ensino híbrido.

Notícia Max – Como o senhor analisa a escolha desse retorno por meio do sistema híbrido de ensino?

Gelson Menegatti – A rede privada está preparada para isso. Conseguimos provar através do ensino superior, com os cursos livres, de idiomas funcionando, que nós estamos atendendo tranquilamente. A rede privada se preparou. O ano passado nós trabalhamos de forma não presencial, atingindo um aproveitamento muito bom dos nossos alunos, diferente do Estado, pois fizemos o verdadeiro ensino não presencial, nos preparamos e atualizamos para isso.

Este ano vamos continuar com a experiência que nós adquirimos, uma vez que demonstramos competência para isso, trabalhamos dessa forma.

Notícia Max – Como tem sido essa adesão por parte dos pais?

Gelson Menegatti – Normal. Eles estavam aguardando uma posição, agora estão matriculando, falando no âmbito da Capital. No interior estava funcionando normalmente, mas na Grande Cuiabá os pais estão fazendo suas matriculas e elogiando a rede privada de ensino por ter tomado uma postura sobre o retorno das aulas de forma presencial híbrida.

Notícia Max – Devido à pandemia houve uma queda no número de matrículas. O senhor acredita que, a partir de agora, os números irão crescer?

Gelson Menegatti – Acredito que sim, estamos trabalhando para isso, trazer de volta aqueles alunos que saíram da rede privada de ensino, ou seja, é um trabalho de todas as escolas, que não deixaram a ‘bola cair’ e não abandonaram as famílias e nem os alunos e houve uma confiança muito grande com esse retomada das escolas com qualidade. A procura está sendo normal. Os pais estão acreditando no retorno da rede privada de ensino de forma híbrida, principalmente o fundamental, básico e superior que não tinham aulas práticas. A sociedade acredita na escola particular.

https://www.noticiamax.com.br/cidades/menegatti-os-pais-estao-acreditando-no-retorno-da-rede-privada/80105