08 de abril de 2022

Palestra sobre equidade de gênero com Sônia Guajajara resvala para temas político

Palestra sobre equidade de gênero com Sônia Guajajara resvala para temas políticos e vira polêmica em escola de elite de SP

Às vesperas da eleição, debates tendem a se acirrar em sala de aula e especialistas propõem abordagem mais técnica possível para minimizar episódios como o de aluno que se ofendeu com críticas ao agronegócio.

Com a proximidade das eleições, os debates de temas com apelo político vão chegar às escolas e, com isso, diretores de colégios e especialistas se preparam para entrar no ringue democrático com o pé direito. A preocupação cresceu depois que um evento sobre "Gender Equity" (Equidade de Gênero) dividiu opiniões na escola americana Avenue São Paulo, conhecida como uma das mais caras da cidade, com mensalidades de até R$12 mil. Durante a apresentação da convidada Sonia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Abip) e ex-candidata a vice-presidente na chapa com Guilherme Boulos (PSOL), um aluno se irritou com críticas ao agronegócio, fazendeiros e latifundiários - que surgiram a partir da agenda original do evento. Diante da insatisfação, ele escreveu uma carta dizendo que discordava do rumo tomado pela discussão e que tinha sido "humilhado" pelo professor que mediava o encontro.

Especialistas em educação defendem que a sala de aula deve ser um espaço aberto ao debate, que não deve ser cerceado por posicionamentos políticos ou ideológicos. E observam que o desenvolvimento do sentimento de cidadania e o combate às fake news podem contribuir para dias melhores no país e também para a formação de futuros cidadãos. Na opinião de Lucieni Tognetta, doutora em psicologia da educação da Unesp, a atuação dos docentes é fundamental para conduzir de forma tranquila eventuais polêmicas e, para isso, devem optar sempre por privilegiar argumentos técnicos. Ela diz que as escolas não  podem se furtar a tratar de conteúdos como direito de comunidades indígenas por conta de disputas ideológicas. O recomendável é se ater ao mérito das questões.
— Não é esquerda nem direita. O debate tem que ser superior a isso, não podemos abrir mão de valores universalmente desejáveis. Precisamos continuar discutindo coisas como discriminação racial, gênero, orientação sexual. A escola é um lugar de formação — explica Tognetta.

Lucas Altino

08/04/2022 - 11:45 / Atualizado em 08/04/2022 - 12:30

https://oglobo.globo.com/brasil/582327-palestra-sobre-equidade-de-genero-com-sonia-guajajara-resvala-para-temas-politicos-vira-polemica-em-escola-de-elite-de-sp-25463837?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo